Verificar o seguro pela matrícula

Verificar o seguro pela matrícula

Todos os dias nas estradas Portuguesas são frequentes os acidentes em que um dos autores se coloca em fuga. Caso tenha tido um problema deste tipo e memorizou ou foi suficientemente rápido para apontar a matrícula do outro veículo, poderá verificar o seguro pela matrícula do automóvel em causa. O primeiro passo para resolver a situação passará por identificar o dono do veículo, ou seja o responsável pelos prejuízos que possam ter sido causados.

O ISP (Instituto de Seguros de Portugal) disponibiliza gratuitamente para todas as pessoas que assim desejem uma forma de verificar o seguro pela matrícula. Através de uma pequena aplicação web e de uma base de dado actualizada periodicamente pode verificar na hora alguns dados do seguro do automóvel, introduzindo apenas a matrícula do carro que pretende obter informações, como por exemplo qual é a seguradora que garante o seguro do automóvel. Podendo depois desse passo entrar em contacto com a respectiva seguradora, para dar inicio a todo o processo de pedido de indemnização pelos estragos provocados.

Primeiro passo para verificar seguro pela matrícula

Para verificar o seguro pela matrícula, o primeiro passo é aceder à página do ISP onde está alojado o formulário que lhe garante o acesso ás informações do veículo seguro. Pode ver na imagem a baixo um exemplo do formulário que irá encontrar na página do ISP. Quando decidir iniciar a verificação do seguro pela matrícula, clique no link a baixo.

-> Formulário de verificação de seguro do ISP

Ao aceder à página do formulário para verificar o seguro pela matrícula, irá encontrar os seguintes campos: Matrícula e Data (AAAA-MM-DD). Se apenas introduzir a matrícula no primeiro campo e não alterar os campos da “Data”, irá obter a informação do seguro actual do veículo, mas poderá também estar interessado em verificar quais foram as seguradoras que garantiram o seguro do automóvel em datas anteriores. Bastando para isso alterar o campo “Data” para a data que pretende, podendo assim ter acesso ao histórico de seguros do carro.

Segundo passo para verificar seguro pela matrícula

Ao preencher os campos e carregar em pesquisar, uma nova página com os diversos seguros do automóvel com a matrícula introduzida, surgirá no seu ecrã. Como pode ver pela imagem a baixo, nessa página terá  as informações da entidade que garante o seguro do automóvel, a data de início e o numero de identificação da apólice. Nesta página o campo entidade com o nome da seguradora é um link, que quando clicado dá acesso a informações mais detalhadas sobre a seguradora.

Terceiro passo para verificar seguro pela matrícula

Após seleccionar a seguradora irá surgir uma nova janela com as seguintes informações sobre empresa seguradora que garante o seguro do automóvel: Código da seguradora, denominação, actuação, país da sua sede, tipo de autorização e os ramos.

Esta pequena aplicação online disponibilizada pelo ISP para verificar seguro pela matrícula, tanto pode ser utilizada para obter informações sobre um veículo que tenha provocado estragos num acidente e o seu condutor se tenha colocado em fuga, como também pode ser útil para verificar o historial de seguros de um carro em segunda mão que pretenda adquirir, sendo esta mais uma fonte de informações para tomar uma decisão mais informada.

Seja por necessidade após um acidente, ou para obtenção do historial de seguros de um automóvel, esta pequena ferramenta que lhe permite verificar o seguro pela matrícula do Instituto de Seguros de Portugal pode ser de uma utilidade incalculável. Além de ser fácil de utilizar é prática e completamente gratuita. Hoje em dia com o acesso à Internet através dos telemóveis pode até consultar esta informação na hora e no local que dela precisar.

Pode estar também interessado em:

Seguros para carros, como escolher online!
Seguro automóvel, garantias de segurança
Seguro Automóvel, os pequenos detalhes fazem a diferença

Sem respostas

Deixar uma resposta